segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cervejas, chocolates e marionetes

Foto: Camila Guido/Bruges

Chegamos à Bélgica sem maiores expectativas para uma estada de menos de vinte e quatro horas. Vínhamos de Paris e estávamos encarando nossa passagem por Bruxelas, sua "vizinha", como uma espécie de bônus. Já havia anoitecido e chovia um pouco quando saímos da estação de metrô Ste-Catherine/St-Katelijne e começamos a caminhar em busca do escritório onde deveríamos apanhar as chaves dos apartamentos reservados pela internet. Embora tivéssemos algumas coordenadas, estávamos um pouco perdidas quando recebemos a ajuda de dois cavalheiros, que, apesar de não serem da cidade, empreenderam todos os esforços para nos colocar na rota certa. E conseguiram.

Chegando ao escritório, recebemos instruções acerca dos nossos apartamentos e, de posse das chaves e de um precioso mapa, reiniciamos a caminhada. Na rua, uma senhora pergunta se precisamos de ajuda, verifica o endereço e o nosso “plano de rota” e, certa de que estamos na direção correta, segue seu caminho.

Encontramos facilmente o nosso novo endereço e, ao abrir as portas dos apartamentos, não conseguimos conter os gritinhos de contentamento: l i n d o s!

Após a chegada do último membro da aventura, saímos, ainda sem grandes expectativas - mas, sem dúvida, já satisfeitas por termos optado pelo bônus -, para dar uma volta pela cidade, comer alguma coisa e, claro, beber algumas cervejas.

Apesar da chuva e do frio, há bastante gente nas ruas e a nossa primeira parada é a fonte do Manneken Pis, estátua de um garotinho fazendo xixi que, acredite, é um símbolo nacional. Além de ser uma sensação para as câmeras dos inúmeros turistas que se reúnem para vê-lo, o Manneken Pis possui um guarda-roupas com mais de cem roupinhas que são trocadas de acordo com a festividade ou a data. Mas o Manneken não é o único a fazer pose; embora menos famosa e bem mais escondida (tanto que, enquanto estávamos lá, não conseguimos encontrá-la), há a Jeanneke Pis
, estátua de uma garotinha que, como a versão masculina na qual foi inspirada, também passa os dias a fazer xixi em público.

É curta a distância que separa a fonte do Manneken Pis da Grand Place, tida por alguns como a praça mais bonita da Europa. Mais uma vez, recorro à minha edição do Europe on a Shoestring Guide e descubro que o Hôtel de Ville, edifício em estilo gótico - que, como diz o próprio guia, é esplêndido – localizado na praça, foi o único prédio a escapar do bombardeio francês em 1695 (o que, conforme assinala o guia, é irônico, já que ele era o alvo).

Foto: Camila Guido/Bruxelas, Grand Place, Hôtel de Ville

Além de linda, a Grand Place tem atrativos importantíssimos, como as lojas da Godiva (não deixe de tomar o chocolate quente) e da Neuhaus, cujos chocolates são estonteantes. Agora, você não precisa gastar seus euros em nenhuma delas (que são mais caras do que as demais) para saborear um ótimo chocolate belga, que, na realidade, pode ser encontrado em qualquer esquina da Bélgica. E eu aposto que, andando pelas ruas “alucinógenas” de Bruxelas, com o perfume do chocolate insistindo em acompanhá-lo durante a caminhada, você entrará não em uma, mas em várias lojinhas de chocolates.

Ainda na seara das melhores invenções da humanidade (entre as quais, a meu ver, figuram o chocolate e a cerveja), os belgas - povo lindo, simpático e multilíngue – criaram as melhores cervejas do planeta, cuja estrela absoluta (na minha modesta e obcecada opinião) em sabor, cor, cheiro, gosto, efeito, formato do copo e da garrafa, é a Duvel (em Português, diabo). Há outras, claro, que merecem toda a nossa atenção, mas a Duvel é imperdível.

E para degustar a Duvel e outras preciosidades, o bar eleito foi o Toone (que ganhou meu coração e minha preferência absoluta em termos de bar em Bruxelas, embora, segundo o Carlos, existam outros com mais opções de cervejas), localizado na 6 Impasse Schuddevelde, numa entradinha que, exceto por uma faixa suspensa indicando o teatro de marionetes, é de difícil visualização. Sim, há um teatro de marionetes no local e, dentro do bar, na sala intermediária, há bonecos numa espécie de palco e arquibancadas de madeira recolhidas, dando a impressão de que o bar pode se transformar num teatro a qualquer momento. Os espetáculos de marionetes (a peça em cartaz era Drácula) podem ser vistos por volta das oito horas da noite, creio que numa sala separada do bar. Infelizmente, não conseguimos vê-los em nenhuma das ocasiões em que estivemos lá, pois não chegamos a tempo. O Toone conta ainda com um simpático morador felino que costuma fazer suas aparições no final da noite, quando o bar já está ficando vazio, e que é uma graça.

Certamente Bruxelas tem muitas outras surpresas agradáveis e o que era para ser apenas um bônus se transformou em um dos pontos altos da trip; apesar de não ser estonteante e de não ter tantas atrações como Paris ou Londres, Bruxelas é uma cidade alegre e luminosa, que continua a brilhar dentro de mim. Voltarei.

P.S.1 Com relação à hospedagem, recomendo a reserva, pelo Booking.com ou pelo Brussels ApartmentsApart.com, de um apartamento da rede ApartmentsApart. São excelentes e, se reservados com bastante antecedência, têm preços ótimos.

P.S.2 Sobre cervejas na Europa, aconselho uma passada pelo blog do Mac
; em categorias, clicar em bebidinhas.

P.S.3 Para trem entre Bélgica, França, Alemanha e Holanda, consultar o site da Thalys.

P.S.4 Para trens na Bélgica, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário