terça-feira, 17 de novembro de 2009

Cidades de brinquedo

Óbidos

Não sou a única a dizer isso e também é bastante provável que o meu atual deslumbre por lugares tranquilos tenha algo a ver com a minha crescente aversão aos grandes aglomerados urbanos, mas o fato é que não precisei de muito para me convencer de que o grande charme da Europa são as pequenas cidades.

Aliás, para mim, de maneira geral, anda valendo a regra do "quanto menor melhor" e, no caso de Monschau e de Óbidos (que você vê nas fotos deste post), elas são mais que pequeninas: são praticamente cidades de brinquedo.
Monschau
Monschau
Estive em Monschau (Alemanha) em junho/julho deste ano e em Óbidos no último mês, quando dei um rolê só por cidades de Portugal, e posso dizer que ambas estiveram entre os destinos mais bacanas e mais fofos das respectivas trips.
Monschau
Óbidos
As duas cidades devem seu charme tanto à arquitetura (Monschau, que não foi destruída durante a segunda guerra, conserva as mesmas construções há séculos, e Óbidos, com suas casinhas brancas com detalhes amarelos e azuis, localiza-se dentro das muralhas de um castelo) quanto à natureza, que explode em cores dentro e fora dos limites de cada uma delas.

Monschau
Monschau
Óbidos

Óbidos

Uma manhã ou uma tarde são mais que suficientes para visitá-las; porém, se você não estiver com pressa e, por outro lado, estiver curtindo um passeio a dois ou quiser um pouco de sossego, vale a pena dormir por lá para, no dia seguinte, continuar a viagem.

Monschau
Óbidos
Não dormi em Monschau mas, em Óbidos, o fim da tarde e o começo da noite foram permeados por uma névoa que, inicialmente fraca, adensou-se até encobrir toda a cidade, criando um clima mágico e misterioso. No dia seguinte, um morador me explicou que, como Óbidos está muito perto do mar (há anos, dizem, o mar batia na encosta do castelo), é comum que à noite a névoa vinda dele tome conta da cidade.
Óbidos
Óbidos
Para completar a alegria do visitante e para que você, como eu, acabe exclamando "Uau, parece de brinquedo!", é possível ter vistas panorâmicas das pequenas e lindinhas Monschau e Óbidos, sendo que, nesta, o visual fica por conta de um rolê inusitado pelo alto das muralhas que a cercam.
Monschau
Óbidos
Óbidos

Óbidos

P.S.1 Óbidos fica perto de Lisboa e a viagem de ônibus leva mais ou menos uma hora, o que significa que um bate-e-volta é totalmente possível. A empresa de ônibus responsável pelo trajeto é a Rodoviária do Tejo (Rodotejo). Ao efetuar a consulta de horários, no menu Serviço, escolha a opção Rápidas. O ônibus parte da estação de metrô Campo Grande, onde a coisa toda é um pouco confusa. Em caso de dúvida, pergunte!
P.S.2 Para se hospedar em Óbidos, recomendo fortemente a Casa do Relógio.
P.S.3 Mais informações sobre Monschau, aqui; sobre Óbidos, aqui e aqui.
P.S.4 Não se assuste se, mais dia menos dia, a autora deste blog passar a escrevê-lo de alguma cidade de brinquedo.
P.S.5 As fotos deste post são minhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário