terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Ops, mudou!

Antes de cair na estrada, eu e o Paulo utilizamos praticamente todo o tempo livre do qual dispúnhamos para planejar e fazer os preparativos da trip.

A idéia inicial, conforme escrevi aqui, era uma viagem mista, de carro e de bike, pelo Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. Mas, se tem uma coisa que uma trip on the road fatalmente nos ensina é que, mesmo com muito planejamento, as coisas podem mudar a qualquer momento.

Primeira grande mudança:

Chegamos a Puerto Varas, no Chile, ponto inicial da viagem de bike, e deixamos tudo preparado para partir: lugar para deixar o carro estacionado por uns dias (no caso, os responsáveis pelo hotel em que nos hospedamos gentilmente permitiram que o carro ficasse lá até o nosso retorno), reserva de hotel para a volta, cálculo final das distâncias a partir de mapas mais detalhados da região, duas opções de percurso (uma mais curta, para o caso de eu não segurar a onda), roupas e equipamentos nos alforjes etc.

Prontos para sair na manhã do dia seguinte, resolvemos aproveitar aquele fim de tarde (escurecia por volta das dez da noite) para dar um rolê de bike pela belíssima região de Puerto Varas e, durante o passeio, tendo uma prévia do que estava por vir, ficamos ainda mais empolgados com a trip.

Puerto Varas, Chile/Foto: Pepê Esteves

Porém, uma intoxicação alimentar (ou seja lá o que for) nos derrubou naquela mesma noite e perdurou por uns bons dias, detonando qualquer possibilidade de sairmos pedalando naquela semana.

Para não perder a viagem, percorremos diversos trechos da região dos Lagos Andinos de carro, deixando a trip de bike para outro lugar e momento.

Segunda grande mudança:

Após algumas perguntas feitas a pelo menos três funcionários do terminal da Buquebus em Buenos Aires sobre o transporte das nossas bikes (São permitidas? Vamos ter que tirá-las de cima do carro ou a altura da cobertura é suficiente para que elas passem? Também será cobrado um valor por cada uma delas?) no barco que faz a travessia de Buenos Aires, Argentina, a Colonia del Sacramento, Uruguai, e nenhuma resposta exata, e tendo em vista o preço nada modesto cobrado pelo transporte de cada um de nós e do carro, decidimos atravessar a fronteira por terra, aproveitando o ensejo para passar pela região do Tigre.

Contudo, ao chegarmos a cidade de Gualeguaychú, na Argentina, fomos informados que o Paso Internacional Gualeguaychú - Fray Bentos estava fechado há mais ou menos um ano. Para atravessar, teríamos que utilizar outro paso, o que nos custaria aproximadamente mais 500 km. Pesados os prós e os contras, estes venceram, e o Uruguai ficou pra próxima.

P.S. Para informações sobre a travessia de barco entre Argentina e Uruguai, consulte o site da Buquebus, aqui.

4 comentários:

  1. Camila, estou super curiosa com essa sua viagem! Ainda mais porque no próximo mês estarei no Chile (Santiago, Pucon, Puero Varas...). Já li seus posts sobre Santiago e espero ter tempo de pegar mais uma dicas aqui antes de embarcar. :)

    Mas que pena que vocês não puderam ir ao Uruguai. Colonia é uma cidade linda!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila!

    Lendo os meus posts você deve ter percebido que sou fã do Chile, né?

    O país é muito bonito e os chilenos são bastante educados e simpáticos. Pode apostar: sua viagem vai ser ótima! :)

    A região dos Lagos Andinos, onde fica Puerto Varas, é tão linda que nem parece real. O toque mágico, na minha opinião, fica por conta dos vulcões (especialmente o Osorno), que se destacam na paisagem.

    Ando de molho por causa de um pé quebrado e com algum tempo sobrando, o que significa que, até a sua ida, mais dicas aparecerão por aqui. De qualquer forma, se precisar de alguma informação que não esteja no blog, é só perguntar, aqui ou por e-mail. :)

    Beijos e bons preparativos!

    ResponderExcluir
  3. Camila, você me indica alguma hospedagem em Puerto Varas? Estou escolhendo os hotéis e é sempre bom ter a opinião de quem acabou de voltar. ;)

    E em Santiago? Alguma dica além das que você já colocou aqui no blog?

    Espero que o pé já esteja melhor! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila!

    Em Puerto Varas, ficamos no Hotel Wilder ( http://www.puertovaras.com/hotel_wilder_1.html ) ( http://www.latinhotels.com/hoteis/chile/puerto-varas/hotel-wilder.html#fragment-10 ), que eu recomendo pelo conforto (além de serem lindos, os quartos são bastante confortáveis) e pelo preço (o único inconveniente, nesse aspecto, é que eles não aceitam cartão de crédito). Enquanto estivemos lá, os donos do hotel estavam viajando e um casal de amigos deles estavam cuidando de tudo. Foi lá que ficamos doentes e o casal fez todo o necessário para nos ajudar. O único problema é que o hotel fica numa ladeira e não está localizado no centrinho da cidade. Assim, se você não estiver de carro, recomendo algum outro lugar mais próximo do burburinho (nos arredores das Ruas Santa Rosa e San Pedro, por exemplo).

    Em janeiro (como pudemos constatar) e em fevereiro (como adverte a 7a edição do Lonely Planet Chile & Easter Island) a cidade fica lotada. Não sei como as coisas funcionam em março, mas, de qualquer forma, se o seu esquema de viagem permitir, acho legal reservar com antecedência.

    Em Santiago, se você estiver de carro, terá alguma dificuldade para encontrar hotéis no centro com boas tarifas e estacionamento. A princípio, como não fiquei em nenhum outro além do Hotel Plaza Londres, não tenho nenhuma dica. Mas, se você tiver idéia do bairro onde quer ficar, talvez eu possa ajudá-la. :)

    Beijos e bons preparativos!

    ResponderExcluir