quinta-feira, 30 de março de 2017

Boston - parte 3

Sabe quando você faz uma coisa e depois fica sentindo um incômodo por não tê-la feito exatamente da maneira como gostaria? Pois foi desse modo que me senti após publicar Boston - parte 2.

Ao contrário do que aconteceu com Boston - parte 1, que curti não só escrever como reler, Boston - parte 2 me pareceu insípido, amorfo e forçado.

O fato é que me propus a escrever um texto que listasse atrações turísticas e tratasse delas de forma objetiva (o que não é a minha praia) quando no íntimo eu gostaria de ter abordado o meu segundo dia em Boston de outra maneira. Porque posso até escrever sobre um local específico que eu tenha visitado e do qual tenha gostado muito, como fiz aqui, mas normalmente a motivação para tanto surge espontaneamente, mais como uma necessidade do que como uma obrigação e muito mais como uma forma de expressar o que eu senti e organizar meus pensamentos e emoções do que como uma mera indicação do que outrem deveria ver ou fazer.

Justamente para não repetir neste post o fiasco ocorrido em Boston - parte 2 vou tratar do meu terceiro dia na cidade a partir de uma perspectiva mais subjetiva e ensolarada, compatível com o dia que começou com sol e muito céu azul, perfeito para a programação ao ar livre que eu, a Ana e a Ju, minhas companheiras brasileiras de hostel, havíamos planejado na véspera.


Começamos pelo Boston Public Garden, um parque onde seria bem agradável passar umas boas horas lendo e curtindo o visual. Lá iniciamos nosso passeio pela Freedom Trail, um caminho de quatro quilômetros todo sinalizado por uma linha vermelha no chão que dá um bom rolê pela cidade passando por dezesseis pontos turísticos de relevância histórica. Lembre-se: além de ser um centro universitário que abriga instituições como a Universidade de Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), Boston é uma das cidades mais antigas do leste dos Estados Unidos e teve um papel importante na Revolução Americana.


Idealizada nos anos 1950, a Freedom Trail é uma super sacada para preservar e exibir aos moradores da cidade e aos turistas a história de Boston e dos Estados Unidos, dando um toque especial àquela caminhada exploratória que viajantes como eu adoram fazer em locais desconhecidos.


Para quem gosta de comidinhas um dos pontos altos da trilha é o Quincy Market, onde há uma grande variedade gastronômica. Aqui vale a dica: uma vez em Boston, a não ser que um desejo mais forte tome conta de você (como aconteceu comigo aqui), jogue-se nos frutos do mar. E não fique surpreso ao ouvir Português por toda parte pois Boston abriga uma das maiores comunidades brasileiras nos Estados Unidos.


Depois de uma boa refeição e de mais algum tempo caminhando e curtindo as ruas bostonianas, finalizamos a Freedom Trail no Bunker Hill Monument que nos ofereceu uma vista da cidade (não a mais espetacular) após escalarmos seus 294 degraus internos.


Era fim de tarde e o frio começava a pegar quando, apesar do cansaço, resolvemos tentar participar do último tour do dia na Samuel Adams, o que se revelou uma decisão acertadíssima. Sou um pouco suspeita quando o assunto é cerveja (basta ler um pouco do que está aqui) mas a visita à cervejaria foi um dos pontos altos da estada em Boston. O tour foi didático e divertido e terminou com uma degustação das cervejas produzidas pela Samuel Adams que fez jus à mania norte-americana de abundância. Para deixar os visitantes ainda mais alegres, todos puderam levar os copos onde degustaram as cervejas para casa.


Eram minhas últimas horas em Boston e, relativamente recuperadas do rolê daquele dia pelo tour cervejeiro, felizmente ainda tivemos forças para curtir o resto da noite. A viagem terminaria no dia seguinte e embora eu estivesse louca de saudade da Gigi (minha filha canina e o maior motivo para eu querer voltar de alguma viagem), sentia que ainda não era a hora de abandonar a festa.


Na manhã seguinte me despedi de Boston, da Ju e da Ana com zero entusiasmo. Sem que eu tivesse grandes expectativas, a festa bostoniana acabou sendo tão alto astral que será difícil não pensar nela com carinho e prazer pela vida toda.


P.S.1 Fiquei na vontade: Skywalk ObservatoryFenway ParkMuseum of Fine ArtsThe Institute of Contemporary Art, mais comidinhas vindas do mar, mais caminhadas pelas ruas de Boston e pelo menos uma ida ao cinema.


P.S.2 Para sacar melhor a cidade antes de visitá-la recomendo os artigos que você encontra aqui.

Boston Public Garden

Boston Public Garden

 Freedom Trail

 Freedom Trail/Massachusetts State House

Freedom Trail/Park Street Church

Freedom Trail/Granary Burying Ground

Freedom Trail/Boston Latin School

Freedom Trail/Quincy Market (Faneuil Hall Marketplace)

Freedom Trail/Bunker Hill Monument

Nenhum comentário:

Postar um comentário