Desde sempre e cada vez mais adoro aquilo que costumo chamar de cidades de brinquedo, ou seja, pequenas cidades, vilas, povoados etc. que mais parecem uma maquete do que propriamente um lugar real.
A um bate e volta rapidíssimo de trem de Lyon, Pérouges é o protótipo perfeito desse tipo de lugar. Minúscula e encantadora, eu poderia, confesso, até ter passado um dia e uma noite inteiros por lá pois, apesar de ter ficado um bom tempo curtindo o povoado, foi muito difícil dizer para mim mesma, não, agora chega, você precisa ir embora porque logo mais a sua aula vai começar.
Para chegar até Pérouges a partir de Lyon é muito simples: basta pegar o trem na Estação Lyon-Part-Dieu até a Estação Meximieux-Perouges.
Estação Meximieux-Pérouges
Da Estação Meximieux-Pérouges é necessário fazer uma caminhada até Pérouges, ao longo da qual algumas paradas para comprar comida - doces e chocolates mais precisamente - são recomendáveis. A minha principal sugestão é que, antes de qualquer outra coisa, você procure uma padaria cujo nome é La Pause Doucer, a qual fica do lado direito de uma das ruas pelas quais você vai caminhar (saia da estação, suba a rua na direção da igreja e vire à esquerda; siga caminhando pela rua; a padaria fica do lado direito, é envidraçada e muito fácil de encontrar). Uma vez lá, compre um estoque de croissants de amêndoas. Sim, um estoque, para comer ao longo daquele dia e também do seguinte, por um motivo elementar: é o melhor croissant de amêndoas que eu comi ao longo dos meus quarenta e cinco anos de existência. Comprei um na ida e na volta tentei comprar mais, mas falhei miseravelmente, pois que todos os croissants de amêndoas da padaria já haviam ido parar em outras bocas.
Eu e o melhor croissant de amêndoas de uma vida inteira
Cumprida a principal missão do passeio, saia da padaria e siga caminhando. Você vai virar à direita num ponto logo mais à frente e vai começar a subir, andando ao lado de uma estradinha. Não tem erro, tem placas, e você vai avistar Pérouges à direita a partir de um certo momento.
A propósito, um pouco depois do início da subida, à direita, você vai deparar com a Chocolaterie de Perouges. Não perca a chance de entrar e de comprar uns chocolatinhos.
Início da subida
Pérouges faz parte das Aldeias Mais Bonitas da França (Les Plus Beaux Villages de France)
Para quem leva opções variadas de sapatos na mala (não é o meu caso), na dúvida sobre qual deles usar, pense na palavra "pedras"
Como cheguei cedo e fui durante a semana, as ruas estavam bem vazias
Esse sim, um morador
Vista do entorno de Pérouges
O vilarejo conta com a presença de artistas e de artesãs(ãos); não deixe de visitar as lojas que ficam na pracinha. São ótimos lugares para comprar lembranças pessoais e presentinhos. Também na praça há restaurantes que parecem apetitosos, então, vá pensando nisso se puder ficar para almoçar.
Iluminada de alegria
Livraria: algo que jamais falta em qualquer lugar da França
Não vá embora sem provar a Galette de Pérouges
Olá Camila!
ResponderExcluirLendo esse seu post sobre a França, acabei me lembrando de alguns lugares que também parecem saídos de um conto de fadas.
Refiro-me à cidade medieval de Rothenburg ob der Tauber que fica no estado da Baviera, Alemanha.
Vale muito a pena visitá-la.
Abco.
P.S. O Cine Reserva Cultural em SP parece um pedaço da Europa aqui no Brasil, inclusive com relação à culinária do Bistro, que serve alguns pratos franceses.