domingo, 28 de abril de 2024

Pérouges ou mais uma cidade de brinquedo

Desde sempre e cada vez mais adoro aquilo que costumo chamar de cidades de brinquedo, ou seja, pequenas cidades, vilas, povoados etc. que mais parecem uma maquete do que propriamente um lugar real. 

A um bate e volta rapidíssimo de trem de Lyon, Pérouges é o protótipo perfeito desse tipo de lugar. Minúscula e encantadora, eu poderia, confesso, até ter passado um dia e uma noite inteiros por lá pois, apesar de ter ficado um bom tempo curtindo o povoado, foi muito difícil dizer para mim mesma, não, agora chega, você precisa ir embora porque logo mais a sua aula vai começar.

Para chegar até Pérouges a partir de Lyon é muito simples: basta pegar o trem na Estação Lyon-Part-Dieu até a Estação Meximieux-Perouges.


Estação Meximieux-Pérouges


Da Estação Meximieux-Pérouges é necessário fazer uma caminhada até Pérouges, ao longo da qual algumas paradas para comprar comida - doces e chocolates mais precisamente - são recomendáveis. A minha principal sugestão é que, antes de qualquer outra coisa, você procure uma padaria cujo nome é La Pause Doucer, a qual fica do lado direito de uma das ruas pelas quais você vai caminhar (saia da estação, suba a rua na direção da igreja e vire à esquerda; siga caminhando pela rua; a padaria fica do lado direito, é envidraçada e muito fácil de encontrar). Uma vez lá, compre um estoque de croissants de amêndoas. Sim, um estoque, para comer ao longo daquele dia e também do seguinte, por um motivo elementar: é o melhor croissant de amêndoas que eu comi ao longo dos meus quarenta e cinco anos de existência. Comprei um na ida e na volta tentei comprar mais, mas falhei miseravelmente, pois que todos os croissants de amêndoas da padaria já haviam ido parar em outras bocas.




Eu e o melhor croissant de amêndoas de uma vida inteira


Cumprida a principal missão do passeio, saia da padaria e siga caminhando. Você vai virar à direita num ponto logo mais à frente e vai começar a subir, andando ao lado de uma estradinha. Não tem erro, tem placas, e você vai avistar Pérouges à direita a partir de um certo momento.

A propósito, um pouco depois do início da subida, à direita, você vai deparar com a Chocolaterie de Perouges. Não perca a chance de entrar e de comprar uns chocolatinhos.


Início da subida

 
Acesso ao vilarejo



 
Para quem leva opções variadas de sapatos na mala (não é o meu caso), na dúvida sobre qual deles usar, pense na palavra "pedras"




Não sei se morador ou se turista


Como cheguei cedo e fui durante a semana, as ruas estavam bem vazias 




Esse sim, um morador








Vista do entorno de Pérouges






O vilarejo conta com a presença de artistas e de artesãs(ãos); não deixe de visitar as lojas que ficam na pracinha. São ótimos lugares para comprar lembranças pessoais e presentinhos. Também na praça há restaurantes que parecem apetitosos, então, vá pensando nisso se puder ficar para almoçar.






Iluminada de alegria


Livraria: algo que jamais falta em qualquer lugar da França


Não vá embora sem provar a Galette de Pérouges

Nenhum comentário:

Postar um comentário