Não resisti e, inspirada pela lista do Guardian, elaborei uma lista com livros que, recentemente ou há muitos anos, entraram na minha vida e acabaram, por uma ou por outra razão, permanecendo em algum cantinho de mim.
Acredito que alguns não menos importantes tenham ficado escondidos, esperando a publicação deste post para, logo em seguida, aparecerem; há também aqueles ainda não lidos, cujos exemplares dispostos na estante dão um sentido todo especial aos dias vindouros, ao longo dos quais eles serão apreciados.
Assim, se hoje a lista é formada por sessenta e seis indicações, considerando os lapsos de memória e a qualidade do que me espera, estou certa de que, em breve, terei que elaborar uma nova relação com livros que, como estes, podem ser bons companheiros.
- A caverna (José Saramago)
- A convidada (Simone de Beauvoir)
- A descronização de Sam Magruder (George Gaylord Simpson)
- A filha do canibal (Rosa Montero)
- A hora da estrela (Clarice Lispector)
- A idade da razão (Jean Paul-Sartre)
- A instrução dos amantes (Inês Pedrosa)
- A náusea (Jean Paul-Sartre)
- A via crucis do corpo (Clarice Lispector)
- Agosto (Rubem Fonseca)
- Alucinando Foucault (Patricia Dunker)
- As meninas (Lygia Fagundes Telles)
- Bartleby, o escrivão (Herman Melville)
- Bella y oscura (Rosa Montero)
- Budapeste (Chico Buarque)
- Cartas a um jovem poeta (Rainer Maria Rilke)
- Cinema: trajetória no subdesenvolvimento (Paulo Emílio Sales Gomes)
- Comer, rezar, amar (Elizabeth Gilbert)
- Como Proust pode mudar sua vida (Alain de Botton)
- Contato (Carl Sagan)
- Contraponto (Aldous Huxley)
- Criação (Gore Vidal)
- Demian (Hermann Hesse)
- Discurso da servidão voluntária (Etienne de La Boétie)
- Divórcio em Buda (Sándor Márai)
- Doze contos peregrinos (Gabriel Garcia Márquez)
- 2001 – Odisséia no espaço (Arthur C. Clarke)
- Em águas profundas (David Lynch)
- Ensaios de amor (Alain de Botton)
- Esta noite a liberdade (Dominique Lapierre e Larry Collins)
- Extremamente alto & incrivelmente perto (Jonathan Safran Foer)
- Fazes-me falta (Inês Pedrosa)
- Feliz ano novo (Rubem Fonseca)
- Fica comigo esta noite (Inês Pedrosa)
- François Truffaut, uma biografia (Antoine de Baecque e Serge Toubiana)
- Gandhi – autobiografia: minha vida e minhas experiências com a verdade (Gandhi)
- Henfil na China (antes da coca-cola) (Henfil)
- Juliano (Gore Vidal)
- Kafka a beira Mar (Haruki Murakami)
- Kitchen (Banana Yoshimoto)
- Memórias de uma moça bem-comportada (Simone de Beauvoir)
- Memórias do cárcere (Graciliano Ramos)
- 1984 (George Orwell)
- Minha querida Sputnik (Haruki Murakami)
- Não me abandone jamais (Kazuo Ishiguro)
- Nas tuas mãos (Inês Pedrosa)
- O alienista (Machado de Assis)
- O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio (Charles Bukowski)
- O estrangeiro (Albert Camus)
- O evangelho segundo Jesus Cristo (José Saramago)
- O idiota (Fiódor Dostoiévski)
- O livro das ilusões (Paul Auster)
- O martelo de Deus (Arthur C. Clarke)
- O movimento romântico (Alain de Botton)
- Palimpsesto (Gore Vidal)
- Paris é uma festa (Ernest Hemingway)
- Paris não tem fim (Enrique Vila-Matas)
- Pergunte ao pó (John Fante)
- Raízes do Brasil (Sérgio Buarque de Holanda)
- Sidarta (Hermann Hesse)
- Trilogia suja de Havana (Pedro Juan Gutierrez)
- Um grande garoto (Nick Hornby)
- Um, nenhum e cem mil (Luigi Pirandello)
- Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres (Clarice Lispector)
- Uma história da razão – entrevistas com Émile Noël (François Châtelet)
- Vidas secas (Graciliano Ramos)
Lista de Responsa ! :)
ResponderExcluir