quinta-feira, 30 de abril de 2009

Machu Picchu: como chegar

Foto: Camila Guido/ Peru, Machu Picchu

Se você vai a Machu Picchu e decidiu usar o trem para chegar lá (deixando a Trilha Inca para uma próxima vez, como foi o nosso caso), saiba que é bem mais fácil do que você imagina. Aliás, é tão fácil e tão turístico que quase chega a ser frustrante.

Existe apenas uma companhia (privada) que faz a viagem de trem, a Perurail. O fato de ser um monopólio e de ser muito caro dá um certo bode, mas, vá lá, Machu Picchu compensa.


Foto: Camila Guido/ Peru, Poroy

Há quatro tipos de trens operados pela Perurail, sendo que três deles vão para Machu Picchu (para vê-los, clique aqui), e, embora o Backpacker seja o mais barato, acabamos comprando bilhetes para o Vistadome, que, além das janelas laterais, tem janelas no teto; como a paisagem andina é de tirar o fôlego, a vista panorâmica que elas proporcionam acaba sendo bem legal. Para economizar, uma dica é comprar a ida com um tipo e a volta com outro.

Há também mais de uma opção de percurso, ou melhor, de ponto de saída. Não é necessário estar em Cusco para pegar o trem, pois ele passa também por Ollantaytambo, no Vale Sagrado. Uma boa idéia é dormir em Ollantaytambo e partir para Machu Picchu de lá. Como é mais perto, acredito que o bilhete seja mais barato. Para consultar o itinerário dos quatro tipos de trens operados pela Perurail, clique aqui.

Para comprar, em Cusco, os bilhetes de trem para Machu Picchu, vá à estação de trem San Pedro (basta pegar um táxi, o meio de transporte mais eficaz e utilizado na cidade, e pedir para o taxista levá-lo até lá; a viagem custará no máximo três soles), que fica ao lado do Mercado Central, nos seguintes horários: de segunda a sexta, das cinco da manhã à uma da tarde; sábados, domingos e feriados, das cinco às nove da manhã. Comprando bilhetes de ida e volta com o Vistadome, você desembolsará mais ou menos cento e quarenta dólares.

É possível ir a Machu Picchu e voltar no mesmo dia para Cusco; ida e volta levam aproximadamente seis horas (no total) e os trens saem bem cedo. Claro que, desta forma, você estará em Machu Picchu junto com a maioria dos turistas locais, mas, se não quiser passar a noite em Aguas Calientes - a cidade mais próxima -, terá que se conformar com isso.


Foto: Carlos Soares/Peru, Aguas Calientes

A propósito, o trem de Cusco para Machu Picchu atualmente não sai de Cusco e sim de Poroy, um povoado vizinho. Um táxi de Cusco a Poroy custa em média vinte e cinco soles e o trajeto leva aproximadamente vinte minutos. Tampouco o trem chega em Machu Picchu; para ir até lá, você deve comprar bilhetes para os ônibus que ficam praticamente ao lado da estação de trem de Aguas Calientes, destino do trem que vai até Machu Picchu. Saindo da estação, atravesse a ponte e logo verá os ônibus, que partem a todo momento. Ida e volta custam catorze dólares.


Foto: Camila Guido/Peru, Estrada para Machu Picchu

Ao chegar em Aguas Calientes, você também precisará comprar o ingresso para entrar em Machu Picchu (a bilheteria fica muito perto da estação de trem e da parada dos ônibus), que custa cento e vinte e quatro soles.

P.S.1 As dicas acima são voltadas para viajantes que não recorrem a agências de viagem e turismo, já que a idéia é viajar com total independência, sem recorrer a serviços do gênero.

P.S.2 Procure comprar os bilhetes de trem com a maior antecedência possível.

P.S.3 A moeda oficial do Peru é o nuevo sol (plural = nuevos soles), que, neste post, chamei apenas de soles.

2 comentários:

  1. Brother, valeu pelas dicas !

    Me diz uma coisa ... eu vi que posso comprar pelo site da perurail as passagens de trem de Cusco para MachuPicchu ... porém pelo que você escreveu, os ingressos de entrada p/ MachuPicchu eu compro na hora em Águas Calientes ... tem algum perigo de eu ter a passagem de trem e chegar em Águas Calientes e não conseguir ingresso p/ entrar em MachuPicchu ? Existe alguma forma de comprar adiantado este ingresso ?

    Abraço !
    andrei-johann@procergs.rs.gov.br

    ResponderExcluir
  2. Andrei,

    Em primeiro lugar, peço desculpas pela demora para responder seu comentário. Um pé quebrado no penúltimo dia da minha última viagem andou, de certa forma, me tirando do ar. De qualquer maneira, já estou melhor e a partir de agora o blog deve retomar um ritmo mais frequente de atualizações.

    Com relação à sua pergunta, eu infelizmente não sei dizer se há ou não perigo de não conseguir comprar o ingresso para Machu Picchu ao chegar em Aguas Calientes no mesmo dia em que se pretende realizar a visita. Para garantir, creio ser possível comprá-lo antecipadamente ou reservá-lo em alguma das muitas agências de turismo existentes em Cusco.

    Um grande abraço e uma ótima viagem!

    ResponderExcluir