domingo, 17 de maio de 2009

Concertos Matinais na Sala São Paulo

Uma ótima pedida para as manhãs de domingo são os Concertos Matinais na Sala São Paulo.

Segundo a Lu, amiga querida que me deu a dica e comprou nossos ingressos para este domingo, a Sala oferece visitas monitoradas após os concertos. Para mais informações sobre as visitas, clique aqui.

P.S.1 Os ingressos para os concertos custam dois reais e podem ser comprados a partir da segunda-feira anterior a eles. Para conferir a programação, clique aqui.

P.S.2 Não consigo evitar os meus pensamentos inadequados (ou politicamente incorretos, como queira): a Sala permite a presença de crianças nos Concertos Matinais, o que, considerando a movimentação contínua e os resmungos de algumas delas, bem como a conversa posterior entre amigos sobre a conveniência ou não da presença de seres que obviamente não estavam se sentindo bem no local, lembrei (como frequentemente acontece) da abertura do Discurso do Método de Descartes, que, a meu ver, soluciona todos os problemas que são deixados à mercê do tal bom senso:

"O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada, pois cada qual pensa estar tão bem provido dele, que mesmo os que são mais difíceis de contentar em qualquer outra coisa não costumam desejar tê-lo mais do que o têm. E não é verossímil que todos se enganem a tal respeito; mas isso antes testemunha que o poder de bem julgar e distinguir o verdadeiro do falso, que é propriamente o que se denomina o bom senso ou a razão, é naturalmente igual em todos os homens; e, destarte, que a diversidade de nossas opiniões não provém do fato de serem uns mais racionais do que outros, mas somente de conduzirmos nossos pensamentos por vias diversas e não considerarmos as mesmas coisas."

P.S.3 Pessoas, por favor, durante os concertos, deixem as crianças em casa!!!

2 comentários:

  1. "P.S.3 Pessoas, por favor, durante os concertos, deixem as crianças em casa!!!"

    Foi você mesmo que escreveu?

    Excluir as crianças de espetáculos que deveriam ser dedicados exclusivamente a elas?

    Uma lástima...

    ResponderExcluir
  2. Gabriel,

    A meu ver, salas de concertos não são o ambiente mais adequado para crianças de uma certa idade permanecerem por muito tempo (mais de uma hora, por exemplo), pois a maioria delas acaba ficando aborrecida e entediada por não poder brincar, falar ou correr livremente.

    Quando isso acontece e os pais permitem que elas corram e gritem (na frente do regente e logo atrás da orquesta, como foi o caso) e, ainda, chutem as cadeiras das pessoas que estão na platéia, penso que algo vai muito mal.

    Incentivar o contato das crianças com a música, a literatura, as artes plásticas, o cinema, a filosofia etc. é mais do que necessário: é básico. Mas introduzir limites e demonstrar respeito pelas outras pessoas é igualmente básico e essencial para a educação de qualquer ser humano.

    Por isso, não só escrevi como escrevo novamente: pessoas, por favor, durante os concertos, deixem as crianças em casa!!!

    ResponderExcluir