sábado, 2 de maio de 2009

No metrô em Praga e em Budapeste: CUIDADO

Há algumas cidades da Europa, como Praga e Budapeste, cujas estações de metrô não possuem catracas, sendo necessário validar o bilhete antes de embarcar no trem.

No metrô de Praga ou no de Budapeste, mesmo que você passe horas procurando uma máquina, não deixe de validar seu bilhete.


Foto: Camila Guido/Praga

Costuma ser difícil um fiscal pedir para ver o bilhete no metrô, mas nessas duas cidades a coisa é um pouco diferente.


Foto: Camila Guido/Budapeste

Em Praga, os fiscais ficam disfarçados de pessoas comuns - você só percebe que são fiscais quando é abordado por eles - e pedem para ver o bilhete quando você já está quase chegando na plataforma, longe da máquina de validação (ao menos foi assim que aconteceu comigo). Aliás, chega a ser engraçado, pois ficam como loucos, em trios, por exemplo, cercando todas as pessoas que tentam passar por eles.

Foto: Camila Guido/Praga

Já em Budapeste os fiscais usam identificação, ficam logo na entrada do acesso aos corredores que levam às plataformas e você é obrigado a mostrar o bilhete ao passar. IMPORTANTE: ao mudar de linha, ou seja, ao fazer baldeação, você tem que validar um novo bilhete, o que não é comum nos outros lugares. Então, se você tiver dois bilhetes que parecem duas tripinhas de papel ligados um ao outro e destacáveis num lugar picotado (os meus eram assim), você terá que validar um deles na primeira viagem e o outro quando mudar de linha, para poder embarcar no outro trem.

Foto: Camila Guido/Budapeste

Caso você não siga as regras e seja pego, além da chateação, terá que pagar uma multa de alguns euros. Fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário