quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Toscana e Provence em livro e No Pé e No Pedal

Ainda digerindo o impacto de uma viagem de bicicleta pelos Lagos Andinos, concluída na penúltima semana, tenho pensado muito em outra viagem, também de bicicleta, que eu e o Paulo fizemos em julho de 2012 e que eu já havia mencionado aqui: Toscana, Ligúria e trechos do sul da França, incluindo as exuberantes Gorges du Verdon.

Os dois livros que acabo de ler, um após o outro, certamente são, em conjunto com outros fatores, responsáveis por essas lembranças tão intensas sobre uma viagem que, de qualquer forma, sei que vou lembrar para sempre.


Um ano na Provence, de Peter Mayle, é talvez o melhor livro que li em 2013. Permeado por um humor delicioso, leve, instrutivo e incrivelmente apetitoso (comidas e bebidas estão presentes em grande parte do texto), o relato de Mayle sobre o primeiro ano junto de sua mulher e de suas duas cachorras como residentes da Provence é impagável.


O famoso Sob o sol da Toscana, de Frances Mayes, não é menos instrutivo nem menos apetitoso e minha vontade, enquanto o lia, era a de fazer as malas e me mudar imediatamente para a Toscana, pela qual eu já havia morrido de amores em 2012. (A ponto de ter escolhido uma de suas cidades como o primeiro lugar no mundo onde eu gostaria de morar.)

O fato é que ambos transcendem seus próprios temas, pois tratam de questões muito mais essenciais e universais, como a comida, a bebida, a natureza, o comportamento e as relações entre as pessoas. Assim, a despeito do fato de você já ter visitado esses lugares, de planejar fazê-lo ou de ainda não ter pensado sobre o assunto, ambos são livros deliciosamente interessantes.

Agora, se você pensa em conhecer esses lugares, além dos livros de Peter Mayle e de Frances Mayes, que tal dar uma passadinha pelo No Pé e No Pedal, blog onde eu e o Paulo, meu companheiro de vida e de aventuras, relatamos algumas delas? Dê um pulinho lá e se inspire! 

Quanto ao meio de transporte que utilizamos para passear pela Toscana e pela Provence, vale dizer que, embora nossa viagem tenha sido feita de bicicleta, o roteiro que escolhemos pode perfeitamente ser percorrido de trem ou de carro, com as devidas adaptações. Ou seja, você não precisa ser um cicloturista para dar uma espiadinha na nossa trip.

E, além do relato da viagem, que fizemos enquanto viajávamos, as nossas fotos preferidas também estão disponíveis para visualização, no Facebook. Impossível ver e não ficar com água na boca. :) 

Para ler o relato da viagem, clique aqui.

Para ver as fotos, clique aqui.

2 comentários: