domingo, 14 de junho de 2015

Bikes vs Carros?



"Aprendi que a desavença é porque sempre alguém pensa que ninguém mais tem razão."

Aprendiz de Feiticeiro, Itamar Assumpção


É logo de cara que o documentário sueco Bikes vs Carros - que teve sua pré-estreia em São Paulo ontem, no Auditório do Ibirapuera, e no qual a cidade aparece como uma das protagonistas - sugere uma oposição entre bicicletas e carros. O documentário, de fato, mostra algumas das várias facetas dessa que parece ser uma guerra urbana interminável não só na cidade de São Paulo mas também em lugares como Los Angeles, Toronto e Copenhage.

Momentos de tristeza (como é inevitável sentir quando são abordadas as mortes de ciclistas) e de temor pelo futuro se alternam com esperança e comicidade (impossível não sorrir diante das imagens e da narrativa, pelo próprio, da realidade de um motorista de táxi em Copenhage, que, com resignada indignação, suporta diariamente o enxame de ciclistas que transita pela cidade) ao longo do documentário, onde também são abordadas questões já bastante debatidas por muitos de nós e outras nem tanto assim, além de fatos e estatísticas sobre o tema bikes vs carros.

Apesar da oposição declarada, enquanto assistia ao documentário, não pude evitar pensar que, ao fim e ao cabo, não são bikes vs carros; não são os sistemas econômico e político impondo os seus desejos e caprichos aos seres humanos. São pessoas. São elas que estão sentadas no selim da bicicleta ou nos bancos dos carros; são elas que dirigem as grandes corporações e que governam os países. Saí da sessão com uma leve sensação de desconforto, com a pontinha daquele vazio que a dúvida sempre provoca... E fui dormir pensando: será que bikes vs carros não é mais uma das questões em torno das quais nós ficaremos dando voltas, com medo ou, na pior das hipóteses, sem interesse de nos aproximarmos do centro?

Dúvidas e questionamentos à parte, Bikes vs Carros é sobre o aqui e o agora. Para quem achava que um bicicletário somente seria implantado em sua empresa daqui a muitas décadas e numa bela manhã chegou no trabalho e ficou sabendo das boas novas ou para quem pensou que jamais viveria para ver as ruas da cidade de São Paulo coloridas por ciclovias, bom, o fato é que, de repente, o futuro chegou. Concordando ou discordando, sendo você ciclista, motorista de carro ou piloto de avião, bikes e carros, cada vez mais, terão que conviver. Que seja em paz.

2 comentários: