terça-feira, 1 de agosto de 2017

Canadá de trem

Estação de trem de Québec

Sabe aquele roteiro clássico de viagem pela costa leste do Canadá que inclui Toronto, Ottawa, Montréal e Québec? Pois bem, nos últimos meses de maio e junho fiz a experiência de percorrê-lo e posso garantir que, assim como quase todo clássico, este é uma ótima pedida.

Como de hábito coloquei em prática o bom e velho esquema mochilão e planejei toda a viagem de forma a não gastar os tufos. Eu estava muito a fim de viajar de trem entre as cidades mas, após algumas pesquisas, me conformei em fazê-lo de ônibus pois a princípio os preços das passagens rodoviárias eram menores.

Porém mais ou menos um mês antes de viajar percebi que havia uma categoria de bilhetes no site da VIA Rail Canada, a companhia responsável pela maior parte do transporte ferroviário interurbano de passageiros no país, que apresentava tarifas muito atrativas. Eram as tarifas escape, ainda mais baratas do que as economy e com preços similares aos cobrados pelas empresas rodoviárias.

Fiquei feliz da vida e resolvi comprar as passagens imediatamente mas, ao preencher o formulário de compra, logo empaquei no campo relacionado ao meu endereço de residência e ao do meu cartão de crédito. O fato é que somente pessoas e cartões de crédito residentes no Canadá ou nos Estados Unidos conseguem realizar a compra de bilhetes pelo site da VIA Rail. Minha empolgação havia durado pouco mas não estava de todo acabada.

Conversei com os amigos que iam me receber em Toronto e eles gentilmente providenciaram a compra das passagens pois o site da VIA Rail permite que o comprador indique terceiros como passageiros, ou seja, o titular da compra não precisa necessariamente ser o titular da passagem e a compra compreende a emissão de um bilhete eletrônico com o nome do passageiro e uma fatura com o nome do comprador.

Caso você não tenha parentes ou amigos morando no Canadá ou nos Estados Unidos parece ser possível adquirir os bilhetes de trem por meio de uma empresa que opera a VIA Rail aqui no Brasil. Encontrei o site por meio de pesquisas na internet mas nunca entrei em contato com eles.

Seja qual for a forma de aquisição das passagens fique atento pois cada categoria possui regras específicas, ou seja, escape, economy, economy plus, business e business plus têm critérios diferentes para reembolso, remarcação etc. Evidentemente as tarifas escape possuem as regras menos flexíveis.

Ao todo fiz cinco trechos utilizando trens e todas as viagens foram muito tranquilas: Toronto - Ottawa; Ottawa - Montréal; Montréal - Québec; Québec - Montréal e Montréal - Toronto. Os percursos mais bonitos foram os dois últimos, com muita água pelo caminho e um visual deslumbrante nas proximidades de Toronto onde, de tempos em tempos, o lago Ontário surgia na janela como um espelho d´água num horizonte infinito.

Tanto as estações quanto os trens possuem WiFi (oscila um pouco mas quebra bem o galho) e a estação mais distante do centro é a de Ottawa, mas nada que um ônibus que para praticamente na frente das portas que lhe dão acesso não resolva.

Em resumo, viajar de trem pela costa leste do Canadá foi tudo de bom; recomendo e pretendo repetir, quem sabe com um roteiro como este aqui. Até lá, vou curtindo as lembranças da viagem recente que ainda estão se sedimentando na memória. E você, pronto para comprar os seus bilhetes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário