sábado, 27 de dezembro de 2008

Um teto pra chamar de seu ou a vida depois dos trinta

Completei trinta anos recentemente e, embora nunca tenha negado o fato de que sou uma alma idosa e rabugenta, agora me sinto mais à vontade para dizer que acho ótimo ter um quarto pra chamar de meu depois de ter passado um dia inteiro andando loucamente por ruas, museus e tudo o mais.

Tudo a favor de albergues/hostels, hospedagem com os amigos, com os amigos dos amigos e com membros de sites criados para troca de hospedagem, dicas e experiências entre viajantes, mas fazer uma parada num lugar onde se possa ter um pouco de privacidade por algum tempo é, a meu ver, essencial.

Durante a trip pela Europa experimentei todas as alternativas acima, com exceção de albergues/hostels, simplesmente porque não houve necessidade. Caso contrário, teria passado feliz por eles. Embora não os tenha "provado" durante o “rolê Europa”, caso tivesse que fazê-lo, seguiria as dicas da Marina, amiga e uma das donas do Ô de Casa, hostel localizado em Sampa, lá na Alves Guimarães. Segundo ela, os melhores sites para reserva de albergues/hostels são o Hostelworld.com
e o Hostelbookers.com, sendo que o último não cobra taxa de reserva.

Outra opção pra lá de interessante são os sites de relacionamento entre viajantes, nos quais as pessoas trocam hospedagem (veja, ninguém é obrigado a hospedar para poder ser hospedado; as pessoas só hospedam outras se quiserem/puderem), dicas sobre lugares e organizam “baladinhas”. Já hospedei e fui hospedada e recomendo ambas as experiências (mas confesso que prefiro hospedar). Quando se trata de ser hospedado, o mais legal é que, dependendo do anfitrião, você vai conhecer lugares que, na condição de turista hospedado em hotel, provavelmente jamais conheceria. Isso sem falar nas pessoas bacanas que você vai conhecer mundo afora. (Só é ruim quando se hospeda ou se é hospedado por alguém muito legal que mora bem longe, porque aí dá uma saudade imensa depois!) Conheço e recomendo dois desses sites: o The Hospitality Club
e o Couch Surfing Project.

E há, claro, os hotéis. Aqui, vou direto ao ponto. Acesse o
Booking.com e faça uma viagem feliz! Sou super fã do Booking.com, que funciona maravilhosamente e tem ótimas ofertas. Todos os hotéis (com exceção de um dos dois ótimos hotéis em que nos hospedamos em Londres) nos quais me hospedei durante a trip foram reservados pelo Booking.com e todos atenderam às minhas expectativas ou as superaram. Dica: reserve hotéis com no mínimo nota sete e leia os comentários dos hóspedes antes de fazer a reserva (que na maioria dos casos pode ser cancelada sem penalidades com até um dia de antecedência). O mesmo, aliás, vale para os sites de reserva de albergues/hostels, onde também há notas e comentários de clientes.

Outro site interessante é o
TripAdvisor, onde é possível encontrar comentários e notas sobre hotéis (basta digitar o nome do lugar e ver o que as pessoas dizem sobre ele). Pode ser útil quando você tem a indicação de um hotel mas não está muito seguro a respeito da idéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário