terça-feira, 4 de agosto de 2009

Requisitos para entrada na Espanha

Depois das diversas notícias sobre brasileiros que foram barrados por funcionários da imigração na Espanha, quem vai para a Europa sabendo que fará a imigração por lá acaba ficando com um certo receio. Foi o meu caso.

Ao comprar a passagem, a Iberia tinha o melhor preço e aí, adivinhe, economizei dinheiro e ganhei mais uma preocupação, pois a escala do meu voo de São Paulo para Düsseldorf, em junho passado, era justamente em Madri, o pesadelo dos brasileiros.

Embora eu tivesse todos os comprovantes que demonstravam que eu estava fazendo turismo, fiquei apreensiva até o último momento, quando o funcionário da imigração, por volta das seis da manhã de uma sexta-feira, após levantar os olhos de relance pra mim, abrir meu passaporte e carimbá-lo, me dispensou sem pedir um documento sequer! Passagem aérea, hospedagem, perguntas, nada (bem diferente de Londres, outro lugar que inspira cautelas, onde fui sabatinada pelos funcionários da imigração nas duas vezes em que estive lá). Melhor assim.

De qualquer forma, para ficar tranquilo e não colocar a viagem em risco, procure sair do Brasil com todos os comprovantes necessários. No caso da Espanha, a Regina, amiga que há pouco havia voltado de lá, me deu a dica, dizendo para que eu consultasse o site do
Consulado-Geral do Brasil em Madri, onde estão listados os requisitos para entrada no país.

Para quem vai ficar, na Espanha, na casa de um amigo ou parente, é importante observar que a carta-convite exigida é mais complicadinha que o normal. Para consultar a norma que a regulamenta, clique
aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário