sexta-feira, 31 de julho de 2009

Os melhores shows da viagem (Europa junho/julho 2009)

Embora em alguns momentos eu tenha mencionado (como no último post) a lista de melhores shows da última viagem, divulguei apenas o primeiro lugar dela, que, como você confere aqui, ficou com Leonard Cohen.

Segue, então, o resto da lista, que fechou assim:

Segundo lugar:
Tindersticks, na Antuérpia (Bélgica)

O show foi num teatro ao ar livre de um parque super legal, na Antuérpia (que vale a visita e também um post, que ainda vai rolar). Ao vivo tive a mesma sensação (mais intensa, porém) que aparece quando ouço as músicas em casa, no walkman ou no carro: seres meio etéreos fazendo música, cujas letras são expressas pela voz de um alienígena, no caso, o Stuart Staples, vocalista da banda. Não sei o porquê, mas quando o ouço cantar mal consigo acreditar que ele seja deste planeta. Como um ser humano pode ter aquela voz? Fiquei com vontade de subir no palco e encostar um dedinho nele, pra ver se o cara é real. Vi, mas não me convenci. O show, lindo e musicalmente perfeito, me deixou nas nuvens, mas confesso que preciso de outro(s) pra assimilar melhor a coisa.








Terceiro lugar:
Nick Cave & The Bad Seeds (Rock Werchter, terceiro dia)

Antes de continuar, preciso dizer que, com relação aos segundo e terceiro lugares, fiquei em dúvida entre Tindersticks e Nick Cave & the Bad Seeds e acabei, depois de dias pensando (ou talvez sentindo), deixando a segunda banda em terceiro lugar. Mas, no fundo, ficaram meio empatadas. O show de Nick Cave com os Bad Seeds foi arrasador, destruidor, catártico. Passei o show em alfa e permaneci assim após a apresentação. Tudo, desde o repertório até a performance de Nick e dos Bad Seeds foi puro Rock and Roll. Com maiúsculas.








Quarto lugar: Amy MacDonald (Rock Werchter, segundo dia)

Foi muito difícil deixar a Amy em quarto lugar, pois ela é simplesmente incrível. A voz da moça, ao vivo, é de embasbacar (não tem comparação com o que se ouve no disco). Grave e potente na medida certa, eu me arriscaria a dizer que Amy tem uma das vozes mais legais de todos os tempos. E não é só: ela ainda por cima é linda, simpática, inteligente e super carismática. Outro show que vale a pena ser visto muitas vezes.




Comentários e fotos do show, aqui.

Sexto lugar: Fleet Foxes (Rock Werchter, primeiro dia)

O show foi no palco menor (o Werchter tem dois palcos), no "cirquinho" (foto abaixo), e o bacana é que a própria banda testou o equipamento. (Enquanto esperava pelo início da apresentação, com os músicos ali, na frente de todos, a platéia gritou e se empolgou como se o show estivesse rolando.) Apesar do calor do primeiro dia (a quinta-feira do Rock Werchter foi um dos dias mais quentes da minha vida), o cirquinho lotou e ninguém debandou antes da banda terminar de tocar. Os americanos do Fleet Foxes, nitidamente surpreendidos com tamanha animação, fizeram um show impecável, em todos os aspectos. Não dava pra ficar fora da lista dos melhores, que termina aqui.









Fotos: Camila Guido e Carlos Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário