quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Argentina e Chile de carro: com ou sem passaporte?

Trecho do percurso Mendoza - Paso Internacional Los Libertadores/Foto: Pepê Esteves

Viajar (de carro) com ou sem passaporte?

Apesar de não ser exigido passaporte para entrada de brasileiros na Argentina e no Chile (basta a Cédula de Identidade, com a qual, em função de um passaporte vencido, já viajei para ambos os países), viajamos com os nossos e percebemos que, ao apresentá-los, os procedimentos de imigração nos postos de fronteira ficavam mais ágeis. Os próprios funcionários comentavam que o melhor é viajar com o passaporte, pois, assim, tudo fica registrado num único lugar.

Contudo, em dois postos fronteiriços, houve uma certa confusão por causa deles. No primeiro, um servidor, creio que hierarquicamente superior ao que estava nos atendendo, insistiu em nos entregar a papeleta de imigração (procedimento com o qual o primeiro funcionário não concordava), o que foi feito.

Em outra ocasião, o funcionário da imigração aparentemente não sabia o que fazer com os passaportes e, apesar das nossas perguntas, explicações e da nossa insistência, acabou não fazendo o registro de saída nos nossos documentos.

Com ou sem os eventos relatados, continuo firme e forte ao lado de um grande companheiro de viagem: do meu país, só saio acompanhada pelo meu passaporte. :)

2 comentários:

  1. bom dia,
    vou dia 9 de junho de florianopolis ate rivera-ur. de rivera vou ate colon-ar, e de colon pra rosario. de rosario pra mendoza.
    poderia me dar dicas de rotas, de como evitar a corrupçao da policia das estradas entre rios e regiao:
    preciso de correntes de rosario a mendoza ja, pela neve.
    de mendoza vou descer ate las lenas e de la, ate zapala e bariloche... tem dicas sobre a ruta 40: acha esse o melhor caminho:

    e depois subo de bariloche ate bahhia blanca como fez, quais dicas pode me dar desse trecho:
    a estrada de bariloche ate bahia blanca e boa: tem de usar correntes, e muito cansativo:
    depois vou ate mar del plata e buenos aires, de buenos aires atravesso de buquebus ate montevideo, e volto pra florianopolis...

    todas dicas que puder me dar sobre trechos, estradas, guias ,mapas, rotas, etc... agradeço e muito.
    abços.
    gustavo email. gscuba22@hotmail.com tel. 48-91690781

    ResponderExcluir
  2. Gustavo,

    Seu comentário pede um post!! Como falta mais de um mês pra você viajar, o dito cujo será publicado a tempo de você imprimi-lo pra levar na mochila, okay?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir